2025-02-05 tigre fortune 132
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vetou na noite desta sexta-feira (10) trechos do projeto de lei das eólicas em alto marcomo baixar jogo do tigrinho, ou PL das offshores, aprovado pelo Congresso Nacional no ano passado.
jogo do tigreForam vetados, por exemplo, artigos que ampliavam a contratação de usinas termelétricas a gás e a carvão, sob a justificativa de que os trechos poderiam trazer custos excessivos e aumentar tarifas para consumidores.
ZA9BET.Bet Aposta Online | Aposta Esportivas | Suporte Online Lula discursa durante cerimônia no Palácio do Planalto em evento de dois anos dos atos golpistas de 8 de janeiro - Evaristo Sá/AFPA Presidência afirmou que os vetos presidenciais "representam uma correção de rumo com a retirada de dispositivos que não guardam relação com a geração de energia eólica offshore, e não constavam do projeto original".
jogar tiger"Tais dispositivos estão na contramão da lei sancionada, pois visam a manutenção de matrizes mais poluidoras, caras e ineficientes como termelétricas, a carvão e gás", afirmou a Presidência. "Estas medidas afetam o bolso do cidadão e o equilíbrio das contas públicas, com custo estimado em bilhões".
Os vetos aos artigos 22, 23 e 24 foram publicados em edição extra do Diário Oficial da União, não antes sem uma pressão de última hora de parlamentares e lobistas ligados à indústria do gás. Eles tentaram convencer o governo a manter o trecho que beneficiava o setor.
Conforme mostrou a Folha, entre os parlamentares que tentavam evitar o veto presidencial estão o senador Davi Alcolumbre (União-AP) e o relator do texto, senador Weverton (PDT-MA).
Entidades que representam consumidores de energia consideraram os vetos uma grande vitória, mesmo que um dos pontos alvo de debate tenha permanecido no texto. Ficou a possibilidade de o empreendedor do Proinfra (Programa de Incentivo às Fontes Alternativas de Energia Elétrica) reduzir a quantidade de energia que ele quer renovar.
"O Presidente Lula, ouvindo os ministros Alckmin, Silveira, Haddad e Marina, retomou o comando do planejamento energético do Brasil. E o rumo da energia limpa barata e segura para fazer a transição da nossa sociedade para uma sociedade mais justa junto com a transição energética", afirmou Paulo Pedrosa, presidente da Abrace (Associação dos Grandes Consumidores de Energia e Consumidores Livres).
Como mostrou a Folha, a decisão pelos vetos foi tomada após um consenso no governo em torno dos vetos —o que incluiu um parecer do Ministério da Fazenda contra todos os jabutis. Houve posicionamentos no mesmo sentido emitidos pela pasta do Meio Ambiente e pelos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).
O MMA afirmou em posicionamento oficial emitido há menos de um mês que o projeto, da forma como estava, prorrogaria a contratação de termelétricas a gás natural e carvão até 2050, contradizendo os esforços climáticos do país e estabelecendo um "retrocesso ambiental, econômico e político".
Um dos pontos do texto permitia, na prática, que fosse concretizada a contratação obrigatória de uma série de usinas termelétricas –em grande parte, no chamado regime inflexível. Nesse modelo, elas operam de forma ininterrupta (sendo remuneradas por isso), algo visto por associações de consumidores como excessivamente caro e poluente.
A pressão pelo veto foi intensificada em dezembro por um grupo de 12 associações, como Frente Nacional dos Consumidores de Energia e a própria Abrace.
O grupo enviou carta ao governo no mês passado dizendo que os jabutis traziam consequências graves para o setor elétrico, para empresas, para o meio ambiente e para a sociedade em geral. De acordo as entidadescomo baixar jogo do tigrinho, as emendas gerariam um custo de, no mínimo, R$ 545 bilhões até 2050, o que corresponde a um custo anual de cerca de R$ 22 bilhões e aumento de 9% na tarifa de energia elétrica.
Próximo:não sobrou nenhum